Como começar a escrever sua história?
- luanabrumana
- Jun 27, 2024
- 2 min read
O quanto você precisa saber da sua história para começar a escrever?
A Escrita Criativa não é uma receita de bolo, o que funciona para alguns, talvez não surte efeito aos outros. Estas são apenas dicas do que pode ser feito para te ajudar a criar o seu universo literário, personagens, narrativas, etc.
Dica 1: Perguntas
Entre inúmeras perguntas que surgem durante a criação, saber pouco sobre sua história pode deixar a narrativa muito rasa. Minha primeira dica é que você faça perguntas a respeito da sua história.
Vamos partir do princípio: Qual é a história que você quer contar?
A verdade é que, às vezes, essa pergunta não é tão facilmente respondida. "Quero escrever um romance", ok! Mas partimos para outras perguntas:
Quem será o casal? Será LGBT+? Terá representatividade? Quais são as tropes de romance que você quer desenvolver? (indico uma trope principal e uma trope secundária) Como os personagens se conheceram? Como eles interagem entre si? Quais serão os conflitos que os afastarão? Quem são seus personagens de apoio/ secundários? Onde e Quando sua história vai se passar?
Dica 2: Linha do Tempo
Crie uma cronologia, isso irá te ajudar a situar onde cada coisa vai acontecer na sua criação. De começo, não se assuste se sua linha do tempo ficar um tanto vazia ou superficial, já que ao decorrer da escrita sua criatividade irá despertar para novas situações durante seu livro. Mas preciso avisar que não exagere!
Caso crie muita coisa dentro dessa cronologia, você corre o risco de, ou não desenvolver com profundidade, ou que deixe seu texto tão livre a ponto de não ter mais controle sobre ele e não saiba terminar o livro de forma satisfatória.
Dica 3: Personagem Principal
Às vezes, autores só tem o personagem principal e um sonho. Geralmente acontece quando já exista um livro, mas um personagem secundário seja tão cativante ao escritor e aos leitores que mereça um livro spin-off só dele. Então as dicas anteriores podem te auxiliar a contar a história dele e desenvolvê-lo melhor.
Não se preocupe em mudar de ideia em algum momento sobre sua história, mesmo que precise fazer modificações. Mas se permita refletir o quanto você vai precisar mexer dentro do que já criou para que aquilo faça sentido, talvez essa mudança possa ser a solução do seu problema narrativo ou possa ser desanimador ter que fazer todo o processo sozinha.
Por isso conte com meus serviços de leitura beta e crítica, sua história estará em boas mãos.
Para essa e mais dicas, me acompanhe através do Instagram:





Comments