Resumo - Antes que o café esfrie
- luanabrumana
- Jan 18, 2023
- 4 min read
Autor: Toshika Kawagughi
Gênero: Romance Japonês
Páginas: 207

Tempo de Leitura: 3 horas
Palavras de Resumo: 1034
Tempo de escrita e revisão: 45 minutos.
O livro se passa em um Café familiar, no subsolo de um prédio em Tóquio. A princípio, trata-se de um lugar qualquer, exceto pelas suas excentricidades, que vão desde: o conjunto de três relógios que marcam horas erradas; uma cliente fantasma presa no limbo; e a fama de que se pode voltar no tempo.
A história apresenta Fumiko Kiyokawa e Goro Katada, um jovem casal no Café para desmanchar a relação. Munida de orgulho, Fumiko não permite que Goro explique os motivos que o leva a terminar o namoro, e ir a trabalhar na carreira dos sonhos nos Estados Unidos. Ao perceber seu erro, a mulher retorna ao Café, e implora para a garçonete Kazu Tokita que a deixe voltar no tempo, e como ela pode fazer isso.
Após persuadir Kazu, Fumiko recebe explicações sobre a viagem temporal. Só podendo ser feito uma vez enquanto a mágica acontece, deve-se se sentar, sem poder se levantar, a uma mesa específica. Neste lugar tem como guardiã a cliente fantasma. A personagem aparece diariamente sentada à mesma mesa, sendo uma viúva que um dia viajou ao passado e desrespeitou as regras, ficando presa eternamente naquele lugar.
Ao se sentar, uma xícara de café será servida e isso ditará o tempo de permanência no outro tempo, é preciso bebe-la até o fim e antes que esfrie para poder retornar. Kazu ainda reforça a verdade ingrata: o que quer que aconteça na viagem do tempo, não irá alterar o presente.
Fumiko aceita os termos e após esperar por horas, a fantasma guardiã se levanta para ir ao banheiro. Nervosa, ela se lembra de como conheceu Goro, seu ex-namorado, e os motivos que a atraíram ao retraído personagem, que detém o seu amor. No passado, a personagem se vê novamente de frente a Goro, sentada à mesa errada da dele.
Mesmo tendo insistido em voltar no tempo, Fumiko não consegue vencer seu orgulho e ressentimento por Goro, e não declara os seus reais sentimentos novamente. Ela, resignada, bebe o café que esfria rapidamente, mas inesperadamente a sinceridade parte de Goro. Ele assume sua insegurança, a crença de que nunca a mereceu, e promete voltar em três anos.
Após isso, Fumiko costuma retornar ao Café vez ou outra, aguardando o retorno do seu ex-namorado.
O livro foca então na história da enfermeira Kohtake e seu marido Fusagi. Ele é um cliente costumeiro do lugar, que está decidido a ir para o passado. O casal está lidando com a condição dele com o Mal de Alzheimer que apaga as memórias dele progressivamente, fazendo com que se esqueça de Kohtake. Ninguém, nem mesmo sua esposa, sabe porque é tão importante para ele lhe entregar uma carta no passado.
Em um dia qualquer, ao buscá-lo no Café, a doença progride e ele finalmente se esquece que a conhece, deixando-a devastada. Decidida a cuidar dele como enfermeira, Kohtake enfrenta isso com coração partido e coragem. A garçonete Karu e a dona atual do Café Kei influenciam a enfermeira a voltar no passado, para descobrir o que contém na carta de Fusagi.
Voltando no tempo, Kohtake se depara com a versão do marido de três anos atrás, que descobriu a pouquíssimo tempo sobre sua doença. Após brevemente conversar, Fusagi entrega-a a carta e se despede da esposa. Assim que volta, a mulher a lê e entende que ele, além de não querer esquecê-la, ele não quer que ela cuide dele somente como uma enfermeira desconhecida, pois são marido e mulher.
Eles retornam ao Café por vezes, e Kohtake reforça que os dois são um casal, mesmo que a princípio o próprio reaja com confusão, acaba por aceitar a relação dos dois.
O livro se estende para a história de Hirai, outra cliente fiel, dona de um Hostclub próximo ao Café. Ela se afastou da família anos antes, por não aceitar a responsabilidade de herdar o negócio familiar. Nem mesmo mantém contato com a irmã mais nova, Kumi, que insiste em se reaproximar da personagem. Fatidicamente, após Kumi tentar convencer Hirai a voltar para casa, a mais nova falece em um acidente de trânsito. Preenchida de culpa e remorso, Hirai decide voltar ao dia da morte da irmã.
Durante a viagem no tempo, Hirai promete retornar para casa, após anos ignorando o pedido de Kumi. Esta fica contente, já que seu maior sonho é que as duas administrem o hotel da família juntas. Em luto, Hirai entende que a irmã não queria se ver livre da responsabilidade, como ela, mas que Kumi a amava acima de qualquer coisa.
Ao voltar para o presente, Hirai precisa lidar com a morte da irmã e mantém sua promessa de retornar para Takakura, mesmo que seus pais a culpem pelo acidente de Kumi.
O livro finaliza com uma última e rápida viagem, desta vez da própria dona do Café, Kei. Ela é gentil e frágil pessoa, com problemas cardíacos, tem a decisão de manter uma gravidez, com o enorme risco de morrer durante o parto.
Com a chance de que talvez não conheça o próprio filho, Kei é influenciada a ir para o futuro. As regras da viagem antes que o café esfrie são as mesmas nesse caso, porém é basicamente impossível precisar o dia e horário exato para se estar viajando no tempo para se encontrar com quem quer. Nagare, o proprietário e marido de Kei e Kazu prometem a ela uma data para que ela viaje e encontre a criança.
Mas algo acontece e Kei faz uma viagem ao futuro, não para dez anos e sim para quinze. Goro Katada é o gerente, com uma adolescente que é a nova garçonete, a qual faz o ritual da viagem no tempo. Mesmo com o desconforto da situação, Miki, a adolescente e filha de Kei, agradece à mulher por tê-la gerado, ao qual responde que fica muito contente por tê-la como filha. Kei entende que mesmo com sua ausência, a garota é muito amada e feliz, dando-lhe forças para manter a gestação até o fim.
O Café continua aberto, para qualquer um que precise seguir em frente, possa ir até lá, e beber antes que o café esfrie.



Comments